10 de set. de 2012

Luiza Erundina primeira prefeita de São Paulo

Luiza Erundina de Sousa (UiraúnaParaíba30 de novembro de 1934) é uma assistente social e política brasileira. Atualmente Erundina exerce o cargo de Deputada Federal pelo estado de São Paulo, pertencendo à bancada do PSB. Ganhou notoriedade nacional quando foi eleita a primeira prefeita e representando um partido de esquerda em São Paulo, em 1988.

Luiza Erundina foi prefeita do município de São Paulo entre 1989 e 1993, eleita pelo PT.
Nasceu no dia 30 de novembro de 1934 na cidade de UiraúnaPB. É a sétima de dez filhos de um artesão de selas e arreios de couro. Começa a trabalhar ainda na infância, vendendo bolos feitos pela mãe.
Na sua gestão elaborou ações importantes nas áreas de educação (o responsável pela pasta era o educador Paulo Freire, reconhecido internacionalmente) e saúde, como o aumento do salário e da capacitação dos professores da rede municipal, a melhoria na distribuição e qualidade da merenda escolar, a criação do MOVAs (Movimentos de Alfabetização, centros de alfabetização e instrução de adultos) e a implantação de serviços de fonoaudiologia e neurologia, entre outros, nos postos da cidade, além do desenvolvimento de políticas mais voltadas para a periferia.
Em 1998, bastante desgastada, Erundina transfere-se para o Partido Socialista Brasileiro (PSB); e, nesse ano, se elege deputada federal para a legislatura 1999-2003. No ano 2000, ela se candidata novamente à Prefeitura de São Paulo, mas perde a eleição para Marta Suplicy (PT). Em contrapartida, é reeleita deputada federal em 2002, para a legislatura 2003-2007, apoiando a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.
Fonte:

3 comentários:

Maria Eduarda disse...

Essa sucessão de mateiras que tem trazido nos informando quem foram as primeiras mulheres nestes cargos é sensacional.

Trilhamarupiara disse...

Oii Gabriela, lembro bem dela e do qto houveram polemicas na administração, lembro que ela foi muito criticada, sumiu agora né! Bjooosss

Unknown disse...

✫. `⋎´ ✫❤✫..
(⁀‵❤⁀,) ✫✫✫Bom dia .......✫.❤
Uma mulher de fibra, tomara que tenha
muitas delas por ai, que luta, pelos direitos da igualdade da mulher
Erundina parabéns pela atitude
Mais um post valioso
Abraços
Rita!!!

(⁀❤‵⁀,) ✫✫✫..! ♥
.`⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫❤
✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫❤✫