11 de fev. de 2012

Rapidinhas da semana: Coca Ferraz, Dr. Marasca e Fundart

Olá, pessoal.  A semana foi agitada, vou fazer um breve resumo dos fatos mais polêmicos, a partir das informações de bastidores.

1-      Prefeitura firma parceria com Universidade para estudo e planejamento do trânsito na cidade. A polêmica se deu pois a assessoria será comandada pelo especialista, Coca Ferraz, que também é pré-candidato à prefeitura de Araraquara pelo PDT. Muito especulou-se acerca da aproximação Coca e Barbieri e sobre possível aliança com vistas ao apoio do PDT de Coca à reeleição do prefeito. Vamos lá: no que se refere à iniciativa da prefeitura, só temos que elogiar. Finalmente resolveram ouvir o que a oposição já apontava há tempos que é a necessidade de planejamento e profissionalismo para a área de Trânsito e Transporte na cidade, estratégica e vital para nosso desenvolvimento, e que vai de mal a pior na administração Barbieri. Certamente, assim como nós da oposição, o prefeito tem pesquisas que apontam esta área como ponto crítico de seu governo. Porém, essa iniciativa não foi desprovida de segundas e terceiras intenções e não foi mesmo coincidência que se desse em ano eleitoral. É fato que nas conversas sobre a contratação da Universidade, houve forte investida do prefeito para tentar ganhar o apoio de Coca e consequentemente do PDT, inclusive, o assédio foi praticado também por setores ligados à “grande imprensa” de Araraquara para uma eventual aliança. Mas, relaxem, não passa de especulação. O PDT Araraquara tem em seu quadro dirigente gente séria e qualificada, ciente das debilidades do atual governo e há praticamente consenso sobre a necessidade de mudar os rumos da política que hoje governa Araraquara. O PDT entende isso e vem se posicionando publicamente nesse sentido. Há também uma convergência entre PDT e PT sobre a necessidade de alternativas para Araraquara. Assim, a perspectiva é definir se o PDT disputa com candidatura própria ou se alia ao PT nessas eleições. O fato dado é que tanto o PDT quanto Coca estarão em lados bem opostos ao de Barbieri na disputa eleitoral. Inshalaa!

2-      Vigilância Sanitária lacra clínica de ultrassom do dr. Carlos Marasca. Sob argumentação de denúncia de que a clínica realizava exame de endoscopia, 8 agentes da vigilância autuaram e fecharam a clínica alegando inadequação do espaço, uma vez que a denúncia de endoscopia era furada. Numa cena digna de Cervante em seu Dom Quixote, segundo relatos do próprio dr. Marasca, 08 agentes numa postura bastante truculenta lacraram a clínica que realiza ultrassons a R$ 30,00, menos da metade do preço de mercado, cujo médico é crítico corriqueiro da Saúde em Araraquara no governo Barbieri. Segundo esclarecimentos de funcionários que já trabalharam na Vigilância, o procedimento padrão é realizar uma vistoria nos espaços e, identificadas irregularidades, emitir um laudo apontado melhorias a serem feitas e estabelecendo prazo para sua adequação. Ao que consta, nada disso aconteceu. Dr. Marasca não foi notificado anteriormente, não recebeu visitas anteriores dos agentes e, mais grave ainda, não há registros na história da Vigilância de uma “batida” com tropa de 08 agentes.  É a mesma coisa que mandar 08 viaturas da PM para perseguir ladrão de galinha. Um exagero, um absurdo, DESNECESSÁRIO. Não existe margem nesse episódio para alegar “excesso de zelo” por parte da Vigilância e de seu coordenador, o político profissional, senhor Feiz Mattar. Sob sua gestão, tivemos nada menos que 2 epidemias de dengue e é possível enfrentarmos uma terceira; recentemente após denúncia do SISMAR – Sindicato dos servidores públicos de Araraquara e região, quase todas as unidades públicas de saúde tiveram que ser interditadas devido a tudo quanto é tipo de irregularidade, pois a Vigilância desde 2009 (coincidência?) não inspecionava os prédios, estamos acompanhando a peleja de 19 profissionais demitidos “por justa causa” por se posicionar criticamente às atitudes do coordenador e da secretária de saúde, dona Barbieri. Enfim, segundo apurado, mais da metade das clínicas na cidade funcionam com algumas irregularidades. De outro lado, temos o dr. Carlos Marasca, médico radiologista marcado por seu humanismo e idealismo, que se contrapõe à prática geral da classe médica em ficar rica às custas da doença do povo, realizando exames e atendimentos a preços acessíveis à maioria da população. E de quebra, ainda critica publicamente as mazelas da saúde em Araraquara na gestão do prefeito Barbieri. Dr. Marasca incomoda tubarões médicos e políticos incompetentes. Sua clínica foi lacrada.... a ação foi truculenta... protocolos não foram seguidos... dr. Marasca fala em “perseguição política”... concordo com ele. E você?

3-      Caso Fundart: a novela continua. Tive acesso ao relatório das investigações enviado pela Promotoria à Fundart para que esta se posicione num prazo de 30 dias. Do que li, podemos afirmar que os trabalhos ainda são superficiais e entre as denúncias e as defesas, há um buraco enorme que precisa ser esclarecido. De todos os envolvidos ouvidos pelo promotor, nenhum apresentou documento que corrobore com sua defesa. Está tudo na garganta. Com muita satisfação, aceitei convite do comunicador Valmir Moreira, apresentador do programa “Barraco Circulando” da TV Circulando, para gravar um “Barraco” sobre as denúncias contra a Fundart. O programa vai ao ar na próxima semana e assim que subir para o youtube posto aqui. Adianto que foi um prazer participar do programa. Voces vão se surpreender com os fatos e conteúdo da entrevista, o Barraco sobre a Fundart está imperdível!!

Por hoje é só, pessoal. Termino com meu querido Zé Ramalho e sua “Peleja do diabo com o dono do Céu”. Pra dançar e pensar!

3 comentários:

Unknown disse...

Cada dia uma coisa nova.
Essa cidade precisa de gente
que tenha mais garra,quem sabe
na próxima eleição, a limpeza
aparece...Vamos esperar!

Anônimo disse...

Muito bom saber disso, acompanhar todos os casos e ver o que vai dar.

Anônimo disse...

Gabriela, sera que nao seria interessante voce fazer uma retificacao na materia da viigilancia sanitaria na clinica do Dr. Marasca ? Nao e' elegante usar a seguinte frase " É a mesma coisa que mandar 08 viaturas da PM para perseguir ladrão de galinha ", mesmo porque nao da para comparar o Dr. Marasca com um ladrao de galinha, portanto nao e' a mesma coisa.