1 de mai. de 2012

1º de maio dia do trabalho



O dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem á greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: Houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a policia. Em memoria aos mártires de Chicago, das reivindicações operarias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o ia Mundial do Trabalho.
No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1924 por um decreto do presidente Artur Bernardes.


Curiosidade:
O salario minimo foi adotado no Brasil e, 1940, no governo de Getúlio Vargas. Segundo o economista João Saboia, na época, havia 14 salários para diferentes regiões do pais, sendo que o salario minimo mais alto era pago no Rio de Janeiro, capital do Brasil na época.
Este valor era três vezes superior ao do Nordeste. Assim, o valor do salario minimo ficou unificado em todo país a partir dessa data.

5 comentários:

Unknown disse...

Parabéns a todos os trabalhadores do
Brasil e outros Países,que tenham todos a garantia do seu Valor
Um feriado feliz vcs!!!!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde!
Tudo bem?
...olha!Não vou negar! Quando quero me informar de "algo", "olho" "primeiro" as atualizações de seu blog!
Postagens sempre muito bem elaboradas e "clean"...gosto muito de seu cantinho!
Bom feriado!
Beijos com carinho!

Anônimo disse...

Parabéns a todos os trabalhadores do mundo.

Maria Eduarda disse...

Parabéns a todos nos trabalhadores não sabia o que tinha havido de fato para esse dia, que jornada absurda não.

Cristiane disse...

É como meu professor de história sempre diz em sala de aula:"Pessoal, se hoje temos direitos,é porque alguém penou lá atrás, morreram muitos para ter o que temos hoje!", e concordo sobre isso, por isso devemos agradecer de coração a essas pessoas que ao menos conhecemos,não é mesmo? bjs