25 de jun de 2012

Exemplos de desenvolvimento sustentável




Introdução 
Desenvolvimento sustentável significa progresso, crescimento econômico e avanços científicos de forma a preservar o meio ambiente. Desta forma, vários procedimentos podem ser tomados por pessoas, governos e empresas para não prejudicar a fauna, a flora e os recursos naturais disponíveis em nosso planeta. Só assim, garantiremos um desenvolvimento, que é de extrema importância para a sociedade, porém garantindo as condições ambientais favoráveis para as futuras gerações.

Exemplos de desenvolvimento sustentável
- Reciclagem: o reaproveitamento do lixo reciclável ajuda a não poluir o meio ambiente e gera renda para empresas e trabalhadores.
- Reuso da água por indústrias: gera economia de água para as empresas e evita o lançamento de água contaminada e poluída na natureza.
- Reflorestamento: áreas que sofreram a retirada de vegetação podem ser reflorestadas para preservar o meio ambiente.
- Uso de fontes de energia renováveis e limpas: estas fontes de energia, além de evitar a poluição do ar causam pouco impacto ambiental. A energia solar (gerada pela Sol) e eólica (gerada pela força do vento) são bons exemplos.
- Uso de procedimentos na agricultura que visem à preservação do solo. Neste sentido, a agricultura orgânica é um bom exemplo de desenvolvimento sustentável no campo.  
- Nas cidades deve haver um Plano Diretor para planejar o crescimento urbano de forma sustentável. É importante que haja planejamento no sentido de garantir a criação de áreas verdes, espaços culturais, ciclovias e sistemas de transportes públicos eficientes e com baixo ou nenhum nível de poluição.
- Descarte de equipamentos eletrônicos, baterias e pilhas em locais apropriados para que empresas especializadas possam dar um destino correto a este material.
- Preservação de mananciais, combatendo a ocupação ilegal destas áreas.
- Extração de recursos minerias sem provocar impactos ambientais. Um bom exemplo é a extração de petróleo em alto mar, que deve ser feita com extremo cuidado para não provocar acidentes ambientais (vazamento de petróleo, por exemplo).
- Extração de recursos naturais de florestas (castanhas, por exemplo) de forma a não prejudicar a fauna e flora da região. Isto já vem ocorrendo na região norte do Brasil, onde trabalhadores fazem a coleta destes recursos respeitando a floresta.
- Pesca controlada, principalmente de espécies marinhas que correm risco de extinção. Já existem vários procedimentos neste sentido, que estabelecem períodos específicos para a pesca de determinadas espécies de peixe.
- Desenvolvimento e uso de novas tecnologias capazes de reduzir a poluição emitida por veículos automotores. O carro elétrico e o híbrido (funciona com energia elétrica e combustível fóssil) é um bom exemplo.

8 comentários:

Augusto Sperchi disse...

Olá Gabriela! Adorei reler este texto. Aqueles que debateram e votaram no atual Código Florestal e os que se acham donos da Natureza deveriam ter se baseado neste em outras propostas viáveis, talvez não devêssemos nos preocupar com o futuro, que já ameaça a sobrevivência das espécies. Bem lembrado. Um abraço!

ELAINE disse...

Ôi Gabriela! Tudo bem? Parabéns pela excelente postagem e pelas informações importantes! Uma abençoada semana, repleta de muita paz e alegria! Grande e carinhoso abraço!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

*Escritora de Artes* disse...

Gostei, um tema importantíssimo!

Abçs

Rita disse...

Olha esse texto mostra coisas boas
que temos que fazer, mas é uma pena
que muitas pessoas ainda não tem o
conhecimento sobre a tema, ia ajudar
muito..Gostei muito de saber
Boas dicas
Um bom dia pra vc!!!

Rosa Branca disse...

Obrigado por seu comentário carinhoso. Parabéns pela divulgação de algo tão importante.

Abraço

Patrizia Dias disse...

Um assunto seríssimo Gabriela, ótima postagem.

Maria Eduarda disse...

gente custa fazer isso??? acho que não né.

Cris Coelho disse...

Oi Gabriela, este é o tema principal do meu blog e realmente é sobre o que eu mais gosto de escrever. Que bom que você, como candidata, tbm se preocupa com ele. Parabéns e Boa Sorte! bjs