21 de ago. de 2012

Eunice Michiles primeira mulher senadora do Brasil

Eunice Mafalda Berger Michiles (São Paulo10 de julho de 1929) é uma professora e política brasileira que representou o Amazonas no Congresso Nacional. Foi primeira mulher ocupar um lugar no Senado Federal, em 1979.

Biografia

Filha de Teófilo Berger e Edite Berger, adotou novo sobrenome ao casar com Darci Augusto Michiles. Comerciáriafuncionária pública e professora primária, estudou no Colégio Adventista Brasileiro e em 1947 lecionou na Escola de Aplicação da Escola Normal Adventista de São Paulo e lá permaneceu um ano concluindo o curso normal. Após casarmudou-se para MauésAmazonas, onde sua experiência em educação a fez lecionar e ocupar cargos de direção no Grupo Escolar Santina Filizola, no Ginásio de Maués, na Escola Normal e no Serviço Municipal de Educação (1958-1962).
Membro do diretório regional da ARENA foi eleita deputada estadual em 1974 e candidata a senadora por uma sublegenda sendo eleita primeira suplente de João Bosco de Lima.[2] Com a morte do titular logo no início da legislatura, deixou a Secretaria do Trabalho e Ação Social do governo José Lindoso e foi efetivada,[3] transferindo-se para o PDScom o retorno ao pluripartidarismo.

No Senado Federal

Com sua posse finalmente a mulher chegou ao Senado Federal mediante um processo eletivo visto que a Princesa Isabel foi senadora por direito dinástico durante o Império. Em1990 chegam à Câmara Alta pelo voto direto as senadoras Júnia Marise (Minas Gerais) e Marluce Pinto (Roraima) e desde então pelo menos uma mulher obtém uma cadeira senatorial a cada eleição. A passagem de Eunice Michiles pelo parlamento foi marcada pela criação do Movimento da Mulher Democrática Social (MMDS) e pelo voto em Tancredo Neves no Colégio Eleitoral.
Eleita deputada federal pelo PFL em 1986 integrou a Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1988, mas não obteve êxito ao disputar a reeleição pelo PDC em 1990. Escolhida conselheira do Tribunal de Contas do Amazonas, foi vice-presidente do colegiado até aposentar-se por idade em 1999.
Residente em Brasília é mãe de Humberto Michiles, que foi deputado estadual, prefeito de Maués e deputado federal pelo Amazonas. Tem mais três filhos.
Fonte:

3 comentários:

Sonhos e Artes disse...

Bom dia, Gabriela!
Vim com muito carinho, agradecer sua presença no Sonhos! Hoje o dia amanheceu lindo e com ele, a força de continuar a caminhar...
Que Deus abençoe seus projetos e que sejas muito feliz em tudo o que fizeres!Obrigada pelo carinho amigo!
Bjs, Josi

Unknown disse...

Gabriela é tão emocionante ler histórias de mulheres guerreiras que venceram tudo em prol dos seus sonhos..
Garra.. essa é a palavra que traduz o nome MULHER na minha opinião..
Mulheres que lutam.. que são doces quando tem que ser.. que são firmes quando precisam.. que são disciplinadas sem perder a feminilidade..
Adoro seus posts retratando as vitórias das mulheres lindas do nosso Brasil...
Lista essa que com certeza você está fazendo parte..
Um beijo carinhoso
Sheila

Unknown disse...

Gabriela parabenizo mais uma vez vc
pela atitude de mostrar aqui todas
as mulheres que um dia fez do Brasil o melhor..Muito bom esse post, falando sobre mulheres batalhadora, que mesmo
de um tempo distante fizeram a diferença.
Que seu dia seja muitooooo bommmm
Abraços
RiTA!!!!!