30 de ago. de 2012

Iolanda Fleming a primeira mulher a governar um estado brasileiro.

Iolanda Ferreira Lima (Manoel Urbano20 de junho de 1936) é uma professora e política brasileira. Nasceu em "Vila Castelo", hoje município de Manoel Urbano. Foi governadora do Acre de 15 de maio de 1986 a 15 de maio de 1987, tendo sido a primeira mulher a governar um estado brasileiro.
Filha do seringueiro cearense Horácio Lima e da imigrante árabe Nazira Anute Lima e neta de um imigrante libanês, tenente Abdon Anuth, e viúva do deputado federal da Constituinte pelo estado do Acre, o mineiro capitão-médico e veterinário pelo exército Geraldo Reis Fleming, natural da cidade de Campanha, que apresentou emenda (inclusiva) no "Ato da Disposições Constitucionais Transitórias" que fixou os novos limites interestaduais do estado do Acre com os estados do Amazonas e de Rondônia.
Foi eleita vereadora em 1972, em Rio Branco, onde também foi eleita presidente da câmara municipal, em 1979 foi eleita deputada estadual; em seguida foi eleita vice-governadora do Acre, na chapa de Nabor Júnior, vindo a assumir a titularidade com a ida do titular para o Senado e no ano de 1988 foi eleita vice-prefeita de Rio Branco.

9 comentários:

Patrizia Dias disse...

Adoro estes posts creio que tudo nos levara a nossa presidente Dilma né, rsrs boa sacada não sabia da maioria dessas mulheres maravilhosas, mostra que tens cultura e inteligencia.

Entre tachos e a bimby disse...

Oi Gabriela, depois de ver esse seu post, fiquei aqui pensando,... Portugal é pequeno demais e nao estamos divididos por estados, mas por concelhos, distritos e por mais que eu tente lembrar, creio nao haver sequer nenhuma mulher presidente da Camara.. Ué somos um pais ainda de machistas!!! Temos varias deputadas mas presidentes femininas nao!! :(

Beijocas

Escritora de Artes disse...

Gostei muito de saber sobre a vida dessa mulher...

Abçs

Unknown disse...

Gabriela.. eu sei que parece besteira.. mas sempre que posta matérias sobre mulheres que de uma forma abriram o caminho para que hoje pudéssemos estar onde estamos eu fico emocionada..
Porque se formos olhar bem profundamente se não fosse a garra e luta dessas mulheres que conquistaram essas oportunidades em uma época em que mulher era vista apenas como dona de casa, mãe e esposa.. como seria hoje?
A luta dessas mulheres deram a gerações inteiras a vontade de querer conquistar mais e mais a cada dia..
E hoje estamos aqui.. a cada dia mais conquistado nosso espaço.. fazendo nossas descobertas, firmando ainda mais nossos nomes na história..
E o melhor.. ainda continuamos sendo excelentes donas de casa, mãe, e esposas..

Como eu gosto muito de dizer..
Se nascesse de novo e pudesse escolher qual sexo queria ser...
Sem pestanejar queria nascer de novo "MULHER"

Beijo carinhoso de uma pessoa que te admira demais da conta..

Teresa Brum disse...

Bela informação Gabriela, tem muita gente que não sabe disso.
Parabéns pelo post...um abraço e fique com Deus.

Jorge disse...

Eu gosto muito destes seus posts, além de aprendermos sobre nossa historia, vemos a luta das mulheres na politica e na sociedade.

Trilhamarupiara disse...

Oii Gabriela, mais uma vez aprendendo com vc, não conhecia essa vitoriosa! Valeu! bjinhossss

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Olá amiga, trago novidades, é um convite para participar do primeiro sorteio no meu blog e no da minha filha Adriana. Vale a pena conferir.
SORTEIO DUPLO: PRESENTES DUAS CAMISETAS DO BLOG PROFESSORA LOURDES DUARTE e DOIS LIVROS.
Haverá prêmios para o primeiro e o segundo lugar.
PROFESSORA LOURDES DUARTE professoralourdesduate.blogsport.com
ADRIANA DUARTE SENTIMENTOS VIVOS http://adbrenda.blogspot.com.br/
Simplificando as regrinhas do sorteio;
1º Participando dos dois blogs já começa a concorrer aos prêmios.
2º Deixar comentário em um dos blogs ou nos dois. Quero participar do sorteio, já estou divulgando ( Se FOR BU) enviarei seguidores.
3º Divulgar no seu blog o sorteio.
4º Se for BLOGUEIRAV UNIDA já começa a pontuação que será representada por estrelinhas { * }
5º Se seu blog ainda tiver com verificação de palavras retirar. VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS e NÚMEROS DA CAIXA DE COMENTÁRIOS. Segue o link de um um blog que é de uma seguidora minha G. RODRIGUES, que ensina passo a passo como retirar. http://tutorialphots.blogspot.com.br Facilitando seus seguidores que deixam comentários. É fácil eu consegui.
6° Indicar seguidores para seguir os dois blogs. É claro que sua indicação deverá escrever nos blogs, ESTOU SEGUINDO POR INDICAÇÃO DE___________ seu link é___________e o meu é_____________ Essa será a principal meta quanto mais você enviar mais aumentará seus pontos. Cada indicação se seguir os dois blogs- 2 pontos, se seguir apenas um- 1 ponto.
Final da meta: Quando o blog da PROFESSORA LOURDES DUARTE ALCANÇAR 550 SEGUIDORES.
OBSERVAÇÃO: SEMANALMENTE SERÁ ATUALIZADA A LISTAS DOS PARTICIPANTES E SUAS ESTRELINHAS.
Boa sorte! Espero você e comece a colecionar estrelinhas que valem pontos.

Wilson disse...

Só para recordar dos bons tempos.
Aqui no Rio De Janeiro, por volta de 1965 ( e antes), através de minha namorada conheci a Yolanda e o Geraldo Fleming (amigão).
Lembro que moravam numa vila na extinta rua dos Arcos (Lapa)e onde tinha minha empresa (Insectkill Produtos Quimicos).
Sua mãe Dona Nazira e irmãs (Inalda, a Dione, Celuta, Moema, Sandra Silvia, Tia Tereza, etc)
costumavam passear de carro pelos subúrbios do Rio.
Sua mae a Dona Nazira era muito inteligente (acho que ainda vive).
Seu avô, o árabe, foi um dos fundadores do Estado do Acre.