3 de set. de 2012

Maria Luíza Fontenele foi a primeira prefeita de capital estadual eleita


Maria Luíza Menezes Fontenelle (Quixadá1942) é uma política brasileira, mais conhecida por ter sido prefeita de Fortalezaentre 1986 e 1989.
Foi a primeira prefeita de capital estadual eleita pelo Partido dos Trabalhadores (PT), além de ter sido a primeira política do sexofeminino a ser eleita para tal cargo. Quando assumiu o cargo, a cidade estava em total estado de abandono e com dívidas monumentais, inclusive com atrasos na folha de pagamentos. Como se tratava da primeira administração eleita pelo voto direto, não existindo ainda a Constituição Federal de 1988, a quase totalidade de recursos da prefeitura dependia de repasses federais ou estaduais. Prova da perseguição sofrida pela prefeita foi a liberação imediata de todos os recursos para projetos da cidade, negados durante os três anos de sua gestão, para Ciro Gomes, sucessor da prefeita e, na época, afilhado político do então governador Tasso Jereissati. Todos os projetos encaminhados por Maria Luíza foram liberados quando Ciro assumiu.
Foi prefeita de um partido de oposição de esquerda que dava os seus primeiros passos (o PT), e existem indícios de que sua administração sofreu bloqueio por parte do Governo Federal, então comandado por José Sarney, e dos governos de Gonzaga MotaTasso Jereissati, nunca ficando plenamente esclarecido este fato.
Atualmente a ex-prefeita faz parte do movimento chamado "crítica radical" na qual tece críticas ao capitalismo e ao modo como ocorre a escolha dos políticos. Prega também o boicote às eleições como forma de protesto contra o establishment político brasileiro.
Fonte:

2 comentários:

Unknown disse...

Gabriela visitar se Blog é sempre um
prazer pq ak a gente fica conhecendo
todas as mulheres que um dia fizeram a diferença entre o povo, vc está de parabéns por esses posts
Abraços e continue assim mostrando tudo pra gente
Bjuss
Rita!!!

Patrizia Dias disse...

Mais uma grande mulher esses posts são super instrutivos.