28 de mar. de 2012

Alguns mitos sobre a causa de câncer de mama




Agrotóxico nos alimentos- não existe associação comprovada entre uso de agrotóxicos e câncer de mama. Também não há associação comprovada entre câncer de mama e cigarro, mas como o fumo está associado a uma série de outros cânceres( pulmão, boca, pâncreas, bexiga, etc..) problemas cardíacos e derrames, o ideal é procurar um serviço especializado e se possível largar o cigarro.

- Uso de antitranspirante e uso de sutiãs com suporte metálico- correntes disparadas pela internet disseminaram rumores de que o uso de antitranspirante causa câncer de mama. Mas recentemente, os sutiãs com suportes metálicos foram alvos de outra corrente. Não existe evidências de que desodorantes e sutiãs causem câncer de mama.

Aborto- ativistas contrários ao aborto disseminaram a ideia de que o procedimento aumenta o risco de câncer de mama, o que não é verdade. Abortos espontâneos também não elevam o risco de ter câncer de mama.

Implantes de silicone- implantes de silicone formam cicatriz na mama e podem dificultar a detecção precoce do tumor, bem como a visualização do tecido mamário nas incidências padrões da mamografia. Contudo, não aumentam o risco de câncer.

Emoções negativas- Nenhum tipo de câncer surge a partir de sentimento negativo. Por mais profunda que seja sua mágoa, tristeza ou depressão, essas emoções não tem capacidade de se transformar em tumores, isso é um engano.

O que não é mito, cuidar-se!


Faça o auto-exame uma vez por mês. 
A melhor época é logo após a menstrução. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15. 
Fonte: web

7 comentários:

Unknown disse...

Olha esse texto é maravilhoso,com
boas dicas gostei muito das boas
informações,parabéns mais uma vez
seu Blog está cada dia mais bonito
Abraços com carinho Rita!!!!!

Anônimo disse...

Tinha algumas duvidas, ótimas explicações.

Unknown disse...

ótimo para as mulheres saberem o que é mito e verdade.

Maria Eduarda disse...

Muito bom Gabriela postar estes mitos confesso que tinha alguns, parabéns.

Patrizia Dias disse...

Gostei muito desse post.

Joabe disse...

Post maravilhoso, tirar duvidas nestes casos é fundamental.

Jorge disse...

Muito bom, para quem tem esposa, irmã e mãe é bom para repassar.