7 de abr. de 2012

Golpe no Facebook atinge Chrome, Firefox e 60 mil brasileiros



Extensão prometia créditos gratuitos para o celular e já foi apagada, mas precisou de apenas cinco dias para espalhar-se pela rede social.

Durou apenas cinco dias, mas um golpe feito por brasileiros para brasileiros atingiu milhares de usuários no Facebook. Atraídos por uma promessa pouco crível – créditos gratuitos no celular – mais de 60 mil curtiram a página criada para disseminar o malware.
O problema não estava na página em si, mas no aplicativo contido nela. Ao selecioná-lo, o internauta era direcionado a um endereço onde podia instalá-lo. Abaixo, visualizava um cadastro com espaços para inserir o número do celular e sua operadora.
Quando contaminado, o perfil do usuário passava a compartilhar o mesmo comentário – cheio de erros ortográficos – em todas as publicações visualizadas, convidando outras pessoas a também visitarem a página e executarem o programa. Para convencê-las, a isca já utilizada: créditos no celular.
CréditosGrátisFB
Usuário instala malware e ainda entrega número do celular
A principal novidade, destacada pelo portal Linha Defensiva, é que o golpe funcionava apenas nos navegadores Chrome e Firefox – tanto é que, para se livrar da praga, bastava apagá-la no menu de extensões. Isso mostra que, graças à popularidade dos dois softwares no Brasil, os cibercriminosos passaram a tê-los como alvo.
É de se pensar que vantagem financeira os responsáveis ganham com esse tipo de artimanha. É possível que vendam os números de telefone obtidos, já que essa é uma informação que muitos spammers buscam, ou que recebam a cada “curtir” entregue a determinada página (pay-per-like), pois pelo complemento podem controlar também essa interação.
Recentemente, dois portais brasileiros que ofereciam milhares de “curtir” em troca de compensação monetária foram fechados. Aparentemente, ambos, o PublicidadesOnline.com e o PublicidadesOnline.net, pertenciam ao mesmo dono. Talvez não seja coincidência, portanto, que, das poucas mensagens compartilhadas pela página do malware, três propagandeavam a Humor Garantido, que em seis meses conseguiu mais de um milhão de fãs.
Fica a dica, então. Embora o Facebook tenha removido muitos dos golpes - “Mude a cor do seu perfil”, “Descubra quem te visitou”, “Coloque créditos grátis” – alguns continuam no ar e outros podem voltar. Não confie em aplicativos que sejam elogiados em inúmeras publicações e sempre com o mesmo texto. Essa publicidade não é gratuita, tampouco espontânea.


8 comentários:

Unknown disse...

Ainda bem que nem ligo para essas
coisas não clico em nada,morro de
medo desses compartimentos,então
vamos ter mais cuidado com enganações
Abraços de boa Páscoa!!!

Anônimo disse...

Todo cuidado é pouco, muitos se deixam levar e nem conferem antes de embarcar no que os outros estão curtindo, conferir sempre, navegar mas com prudencia.

Jorge disse...

Infelizmente alguns usuários vão na onda, não custa nada verificar antes de ir entrando nessas roubadas, como esta no post, era tão mal feito que tava na cara, parabéns pelo excelente blog,além do visual maravilhoso e agradável, gostei da diversificação que encontrei aqui.

Patrizia Dias disse...

Eu não aceito nenhum aplicativo do face, pois tem que liberar muitos dados, que horror esta matéria, coitada das pessoas.

Maria Eduarda disse...

Também gente quem vai dar credito de graça, prestem atenção ..enquanto houver gente assim, os vigaristas fazem a festa.

Joabe disse...

Um amigo foi um dos que caíram nesta, também não verifica nada, um pouco de esperteza não faz mal a ninguém.

Pastor Domingos disse...

oferta grande o cego desconfia, né?

Faço como minha amiga Dona Dita:"nem ligo e nem clico" rsrsr

Unknown disse...

Oi Gabriela!

Tudo bem, amiga?

Assim, espero.

Essa informação acerca do Facebook e dessas aplicações, são muito uteis e eu até desconfiava dessa de sabermos quem visitou o perfil, por isso não aderi.

Quanto ao navegador da Internet, pela minha experiência de limpar computadores de vírus e na sua formatação, o browser da Microsoft, o Internet Explorer 9 é o mais seguro. O Firefox e o Chrome possui mais fugas e têm mais tendência para apanhar vírus.

Parabéns pelo post.

Obrigada pela visita e ofereço-te o meu selinho de comemoração de 100 Seguidores, pois foste uma das primeira do meu blog...

Link: http://lh5.ggpht.com/-USSsRV7QAXE/UElAslY96ZI/AAAAAAAAA5Y/zAyu41xlUlk/s1600-h/Selo%252520100%252520Seguidores%252520OQMCD%25255B4%25255D.jpg

Beijos,

Cris Henriques