24 de mai. de 2012

Algumas doenças estranhas ( Parte 1)


Pode até parecer estranho mas para cada uma dessas doenças existem vários médicos tentando descobrir a cura.

1- Síndrome do Sotaque estrangeiro
Após sofrer uma pancada ou qualquer outro tipo de lesão no cérebro, as vítimas desse distúrbio passam a falar com sotaque ou francês,ou  italiano,  ou espanhol. A língua varia, mas, na maioria dos casos, as vitimas desconhecem o novo idioma. Segundo cientistas, a pronuncia não é efetivamente estrangeira, só dá a impressão. Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra acreditam que o sintoma é causado por um trauma em áreas do cérebro responsáveis pela linguagem, provocando mudanças na entonação, na pronuncia e em outras características da fala. Um exemplo recente dessa síndrome do sotaque aconteceu com a britânica Lynda Walker, após sofrer um infarto acordou falando com sotaque jamaicano.


2- Maldição de Ondina
O nome estranho é uma referencia a Ondina, ninfa das águas na mitologia pagã europeia. Essa doença faz com que as vitimas percam o controle da respiração. Se não ficar atento, a pessoa simplesmente esquece de respirar e acaba sufocando. A síndrome foi descoberta há 30 anos e já existem cerca de 400 casos no mundo. Pesquisadores do hospital Enfants Malades, de Paris, acreditam que a doença esteja relacionado com um gene chamado THOX2B. O sistema nervoso central se descuida da respiração durante o sono e o doente precisa dormir com um aparelho no rosto para não ficar sem ar.


3- Pica
Pica é uma palavra latina derivada de Pêga, um tipo de pombo que come qualquer coisa. Essa síndrome desperta na pessoa um apetite compulsivo por coisas não comestíveis, como barro, pedras, tocos de cigarros, tinta de cabelo e etc..
O problema atinge mais gravidas e crianças, após comerem muita porcaria involuntariamente, os glutões ficam com pedras calcificadas no estômago. Em 2004, médicos franceses atenderam um senhor de 62 anos que devorava moedas. Apesar dos esforços ele morreu com cerca de 600 dólares no estômago.

9 comentários:

Pr. Ivan Pereira disse...

muito bom , bem interessante. abraço.

PORTAL EVANGELISMO disse...

Existe de tudo, rsrsrsr não sabia da existência dessas doenças. Parabéns pelo blog. Volte sempre ao PORTAL EVANGELISMO, de 15 em 15 dias estaremos divulgando um blog. O seu poderá ser o próximo!

Tunin disse...

São estranhas mesmo! Não conhecia a tal síndrome do sotaque estrangeiro. Que coisa, não?! Obrigado pelos seus esclarecimentos.
Abração.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia!
Tudo bem?
...sinceramente...nunca tinha "lido" sobre estas doenças...que "coisa", né não?
Obrigado pelo carinho de sempre!
Boa quinta!
Beijos com carinho!

Unknown disse...

Gente cada coisa que vemos nesse mundo,nem sabia disso....já pensou
falar outra lingua,ou comer porcaria
Mas nesse mundo tem tanta cisa estranha...Muito bom saber ,essas
postagem faz a gente aprender o que
não sabemos que existe!!
Abraços
Rita!!

Anônimo disse...

Caraca dessas só conhecia a do sotaque estrangeiro. Parabéns.

Maria Souza disse...

Meu Deus quanta coisa estranha não é? Excelente informativo.

Anônimo disse...

gabriela, otimas dicas de saude. que bom. fico feliz pela utilidade, enquanto isso... se liga araraquara.... abraços lamarque

Patrizia Dias disse...

Muito bom esse post eu já tinha ouvido falar desse de pessoas que comem de tudo como barro e outras coisas deve ser horrível.