6 de jul. de 2012

Gabriela Palombo 13613: Propostas e Prioridades. Tema hoje é Juventude

Olá, amig@s do Se Liga, Araraquara!

A partir de hoje até 07 de outubro estamos oficialmente no período eleitoral para as eleições municipais. Elegeremos prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras.

Como é de conhecimento de tod@s, sou candidata a vereadora na cidade de Araraquara.

Pra mim, as redes sociais e a internet como um todo serão uma ótima ferramenta para que os eleitores conheçam melhor os candidatos, acompanhem o dia-a-dia das campanhas e também fiscalizem as irregularidades. Além disso, a campanha na internet é mais barata e menos agressiva ao meio ambiente.

Até que o site da campanha esteja liberado apresentarei aqui no Blog, em linhas gerais, minhas prioridades e propostas como candidata. O site nos permitirá maior interação e dinamismo, assim que estiver pronto postarei o link pra vocês aqui.

Minhas prioridades nessa campanha são: Juventude, Mulheres, Cultura e Economia Criativa da Cultura, Sustentabilidade e Participação com Controle Social.

Hoje começaremos com a Juventude.

Não subestimem a minha geração” Criolo

Em relação aos jovens araraquarenses tenho duas grandes preocupações: trabalho decente e combate às drogas, em especial o crack.

1.1  Juventude e Trabalho: Grande parte de nossos jovens, principalmente com baixa escolaridade e qualificação profissional, enfrentam o drama do sub-emprego, onde os direitos trabalhistas são desrespeitados e a falta de perspectivas de ascensão social na carreira traz todas as formas de insegurança. Não podemos permitir que o crime organizado continue cooptando nossos jovens para o tráfico, não podemos permitir que seus sonhos sejam mortos ainda na adolescência.

1.2   Juventude e Drogas: Acredito que a elevação de dependentes químicos, principalmente do crack, tenha uma relação direta com uma vida de exclusão, miséria e desestrutura familiar. Assim, mais do que a repressão policial no combate às drogas, é preciso investimentos em educação e oportunidades de trabalho dignas que inspirem e motivem os Jovens em Araraquara para uma vida saudável e plena.

Propostas: Para evitar que os jovens continuem sendo explorados por empregadores irresponsáveis, é preciso que haja FISCALIZAÇÃO dos direitos e das condições de trabalho oferecidas. Proponho, se eleita, criar uma Comissão Técnica de Trabalho na Câmara Municipal que envolva representantes de Sindicatos patronais e de empregados, do Ministério do Trabalho, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de entidades representativas da Juventude. Por meio dessa Comissão será possível acompanhar, fiscalizar e mediar soluções entre as partes interessadas, de forma coletiva e sem hierarquia. A Juventude poderá contar comigo para defender seus direitos e sua dignidade!

Propostas: no que se refere ao Crack, é preciso atuar em duas frentes: na prevenção e no tratamento.

No que se refere ao tratamento, proponho que o município, por meio de parcerias com os governos estadual e federal, além de entidades afins, crie um programa permanente de tratamento à dependência química, incluindo vagas para mulheres, com enfoque no tratamento com redução de danos. Proponho ainda que os jovens em tratamento tenham prioridades em cotas nos cursos profissionalizantes e que a Cultura e o Esporte sejam meios estratégicos de promover uma recuperação saudável e eficiente.


Proponho, no que se refere à prevenção, a volta das Oficinas Culturais, das Escolinhas de Esporte e dos Cursinhos Populares nos bairros, perto das casas e do olhar das famílias. Se eleita, apresentarei projetos de Lei que estimulem qualificação profissional e investimentos do município na Economia Criativa da Cultura (saiba mais sobre o assunto na próxima postagem). Veja as áreas de atuação desse novo mercado:










Minha proposta é incentivar, por meio de leis municipais e diálogo com a prefeitura, as seguintes atividades econômicas como forma de ampliar as oportunidades de trabalho e renda da Juventude e também de preservar nossos recursos naturais (já que têm baixo impacto ambiental): Design de moda, Design gráfico, Design de interiores, Design paisagístico, Serviços de arquitetura, Serviços de publicidade, Patrimônio natural e cultural, Espetáculos e celebrações, Artes visuais e artesanato, Livros e periódicos, Audiovisual e mídias interativas, Design e serviços criativos, Museus, Sítios históricos e arqueológicos, Paisagens culturais, Patrimônio natural, Artes de espetáculo, Festas e Festivais, Feiras, Pintura, Escultura, Fotografia, Artesanato, Livros, Jornais e revistas, Outros materiais impressos, Bibliotecas (incluindo as virtuais), Feiras do livro, Cinema e vídeo, Tv e rádio (incluindo internet), Internet podcasting, Video-games (incluindo onlines)

Amanhã falarei com vocês sobre a Economia Criativa da Cultura e propostas para a Sustentabilidade da cidade.

Grande abraço e vamos à luta!

8 comentários:

Anne Lieri disse...

Parabens pela sua candidatura!Boas propostas,desejo sorte!bjs,

Unknown disse...

Hoje posso dizer que a emoção tomou conta de mim.Ver você, como candidata, me encheu de alegria, é muito gratificante o que vc tem de bom, e o que pretende fazer pela nossa cidade.
Parabéns por tudo te amo e vc deixa a MÃE cheia de esperança
Um viva com toda força e sorte
Abraços carinhosos
Rita!!!!!

Escritora de Artes disse...

Oi Bi,

Gostei das propostas, acho que nao existe candidato melhor, com certeza estará entre os eleitos.

Até a vitória

Bjos

Tania Capel disse...

Muito boas as propostas. Inspiram uma cidade igualitária e moderna, com oportunidades reais para o jovens profissionais! Parabéns GabriELA e sua equipe.

Maria Eduarda disse...

Gabriela boa proposta com a juventude não é fácil lidar nessa areá não, desejo boa sorte para ti..

ps: Menina que blog mais elegante, to de boca aberta aqui ficou simplesmente divino..quem fez???
Se puder me mandar um e-mail pois achei criativo demais.
esposaum@yahoo.com.br

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa noite!
...parabéns pela sua candidatura, e que tenha sucessos, espero que os jovens de Araraquara não fiquem somente como espectador. Eles têm tudo na mão (tecnologia, conhecimento, internet)e agora, uma CANDIDATA com propostas novas e que saibam utilizar isso da forma correta. Sejam menos pragmáticos e mais reflexivos.
Bom domingo!
Beijos com carinho

Patrizia Dias disse...

Meus parabéns Gabriela gostei muito dessas propostas, o blog esta simplesmente maravilhoso meus parabéns..

Gostei do numero bem fácil..

Pr. Ivan Pereira disse...

parabéns Gabriela.

Paz do Senhor, passando no seu abençoado blog para deixar meu abraço e meu carinho. E desejar-lhe que o eterno Deus possa estar sempre lhe usando através desse instrumento útil para a propagação da mensagem do evangelho que é a internet. Que o Senhor Jesus possa a cada dia ti dar forças e animo para vencer as adversidades da vida.
Em Isaias 40 29 ao 31 diz que Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor.Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.

Abraço e boa semana. Pr. Ivan .