21 de set. de 2012

Dilma Vana Rousseff 36ª presidente do Brasil


Dilma Vana Rousseff (Belo Horizonte14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), e a atual presidenteda República Federativa do Brasil.Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, e posteriormente, da Casa Civil. Em 2010, foi escolhida pelo PT para se candidatar à Presidência da República na eleição presidencial, sendo que o resultado de segundo turno, em 31 de outubro, tornou Dilma a primeira mulher a ser eleita para o posto de chefe de Estado e de governo, em toda a história do Brasil.
Em 2002, participou da equipe que formulou o plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a área energética. Posteriormente, nesse mesmo ano, foi escolhida para ocupar o Ministério de Minas e Energia, onde permaneceu até 2005, quando foi nomeadaministra-chefe da Casa Civil, em substituição a José Dirceu, que renunciara ao cargo após o chamado escândalo do mensalão.
Em 2009, foi incluída entre os 100 brasileiros mais influentes do ano, pela revista Época e, em novembro do ano seguinte, a revista Forbes classificou-a como a 16ª pessoa mais poderosa do mundo. Em 2011 estava incluida na lista das 100 personalidades mais influentes do planeta pela revista Time, como a terceira mulher mais poderosa do planeta e 22ª pessoa mais poderosa do mundo pela Forbes. Ainda, recebeu o Woodrow Wilson Award, dedicados a líderes de governos dedicados a melhorar a qualidade de vida de seu país e ao redor do mundo.
Rousseff foi a primeira mulher a abrir a Assembleia-Geral da ONU em 2011 que foi realizada em Nova Iorque.


5 comentários:

Giancarlo disse...

Spero che un giorno anche da noi venga eletta una donna come presidente della repubblica!!
felice fine settimana...ciao

Jorge disse...

Adorei a serie que fez dessas mulheres chegando finalmente a nossa presidente parabéns.

Maria Eduarda disse...

Uma mulher admirável, Gabriela gostei demais dessas matérias.

Patrizia Dias disse...

Uma grande mulher sem duvida sinto me honrada por ter visto sua ascensão.

Duas Moças Prendadas disse...

que bacana, acredita que eu não conhecia esses detalhes sobre nossa presidenta, rsss,amei

BEIJO E UM LINDO FIM DE SEMANA !

Blog:”Duas Moças Prendadas!”